Museu do Microscópio

Coleção de microscópios antigos e outros instrumentos científicos

 

Irrigador vaginal do Dr Eguisier (1870s)

A close-up of a brass cylinder

Description automatically generatedA close-up of a brass cylinder

Description automatically generatedA close-up of a cylinder

Description automatically generatedA close-up of a brass cylinder

Description automatically generatedA close-up of a brass cylinder

Description automatically generatedA close up of a can

Description automatically generatedA close-up of a cylinder

Description automatically generatedA close-up of a brass cylinder

Description automatically generatedA close up of a cylinder

Description automatically generatedA brass cylinder and a metal cylinder

Description automatically generated with medium confidenceA brass cylinder with a handle and a metal cylinder with a metal handle

Description automatically generated with medium confidence

Este item é um irrigador vaginal que foi inventado por Maurice Eguisier (1813 - 1851), um médico ginecologista e obstetra que obteve o seu doutoramento em 1837 com uma dissertação sobre doenças femininas. O irrigador vaginal de Eguisier, inicialmente destinado a administrar medicamentos para curar doenças ginecológicas, foi patenteado em 1843 e ganhou vários prémios internacionais. O instrumento encontra-se gravado com "SEUL VERITABLE IRRIGATEUR DU Dr. EGUISIER”, “MARQUE DE FABRIQUE T3M", e “BREVETD’INV SGDG DE PERFECT”, contendo também referências a prémios recebidos em 1849 e 1867. O número “3” entre as iniciais “TM” gravadas no instrumento refere-se à capacidade, que é de um litro (o mais comum para estes instrumentos era uma capacidade de 500 mililitros, que seria representada pelo número “2”). O número 572079 encontra-se também gravado no instrumento. As iniciais T, M e JL referem-se à sociedade “Tollay, Martin & J. Leblanc”. Um anúncio desta empresa para os irrigadores vaginais do Dr. Eguisier é mostrado na Figura 1. O formato da placa com as inscrições no instrumento sugere que o mesmo é provavelmente datado da década de 1870(1). Estes instrumentos foram fabricados e vendidos por várias outras empresas na época (Figura 2). As instruções sobre como usar o instrumento também estão gravadas em francês na parte superior (“FERMEZ LE ROBINET, VERSEZ LE LIQUIDE, TOURNEZ LA CLE A DROITE, OUVREZ LE ROBINET”), significando “fechar a torneira, encher com o líquido, girar a chave para a direita, abrir a torneira”. Uma das principais aplicações destes instrumentos na segunda metade do século XIX era como um método contracetivo (ver AQUI). Após a relação sexual, um líquido de lavagem, geralmente contendo um espermicida, era despejado no recipiente cilíndrico, de onde o fluido de lavagem passava para uma mangueira. As mulheres inseriam o tubo na vagina e, após abrir a torneira, o fluido de lavagem era deixado fluir a partir do irrigador.

 

A black and white sign

Description automatically generated

Figura 1. Anúncio ao irrigador vaginal do Dr. Eguisier fabricado pela Tollay, Martin & Leblanc tal como retratado em 1877 no “Catalogue pharmaceutique ou prix courant général de la Pharmacie Centrale de France et de la Maison générale de Droguerie Ménier réunie”s.

 

A drawing of a metal cylinder

Description automatically generated

Figura 2. Irrigador vaginal do Dr. Eguisier, conforme retratado num catálogo de 1880 da Arnold & Sons (esquerda), num catálogo de 1887 da G. Huclin (centro), e em catálogos de 1925 e 1934 da Rainal Freres (direita).

 

(1) Raynal Cécile. L'irrigateur du docteur Éguisier. In: Revue d'histoire de la pharmacie, 90 année, n°336, 2002. pp. 577 - 598. doi : 10.3406/pharm.2002.5431 (http://www.persee.fr/doc/pharm_0035-2349_2002_num_90_336_5431)